Sim! É possível estudar para um concurso em dois meses, é importante ter um plano de estudos bem estruturado e organizado.
Não espere que as resposta venham do além na hora da prova! Se você chegou até aqui é porque quer passar, então dedique-se. Não será fácil.
Aqui estão algumas dicas que podem ajudá-lo a criar um plano de estudos eficaz:
- Avalie o seu tempo livre: É importante avaliar o tempo livre que você tem para dedicar aos estudos. Mesmo que sejam apenas 2 meses, é possível passar em um concurso com foco e planejamento. Analise de que maneira pode destinar as suas horas diariamente (Verifique se vale uma renuncia na sua rotina), Acordar mais cedo ou dormir mais tarde aumentará suas horas de estudos.
- Crie um plano de estudos: A criação de um plano de estudos é vital. Ele lhe permitirá ver todos os passos necessários para aprender cada assunto, dando-lhe um caminho a seguir para alcançar o conhecimento. Verifique se você tem o tempo necessário para criar um plano que não exija demais do seu dia a dia e que te permita avançar gradualmente ao longo do processo. Comece pelas matérias que você considera mais difícil, pois tomarão mais tempo.
- Tenha uma rotina de estudos: Com um plano bem definido, lhe auxiliando a aprimorar seus conhecimentos aos poucos, não se esqueça de que manter uma rotina de estudos pode trazer resultados significativos. Planeje uma programação que lhe permita estudar diariamente, mesmo que sejam apenas 30 minutos. Lembre-se, um pequeno esforço diário, pode gerar mais resultado do que as duas horas e meia concentradas em um único dia.
- Verticalização e hierarquização do conteúdo: Defina a área e o cargo para o qual pretende prestar concurso público e foque o seu cronograma de estudos para concurso naquele objetivo. Maior peso e cobrança para conhecimentos específicos; Maior frequência e volume na aplicação de provas discursivas; Menos cobrança da literalidade da lei e maior aplicação destes à realidade do cargo ao qual o certame se destina.
- Formato de estudos: Mapas mentais, resumos, videoaulas, leitura de PDFs, resolução de questões e simulados são apenas alguns exemplos das maneiras existentes de estudar para concursos.
- Cronograma de estudos para concurso com questões: Estudar por questões e provas anteriores é uma das dicas mais valiosas de como estudar faltando pouco tempo para as provas. Além de se familiarizar com os enunciados e estilo de cobrança da banca, você fica mais confiante quando realiza exercícios que, possivelmente, são similares aos que encontrará na hora da prova.
- Videoaula: “O óbvio não é obvio”, assista ao menos uma videoaula, resumida, por assunto estudado. mesmo que esse não seja seu método de estudo. Caso você goste mais de assistir, lembre de sempre de pausar e anotar o que achar relevante, não caia na armadilha de achar que por ser fácil irá lembrar na hora, anote! Tente resolver as questões apresentadas antes das correções, dessa forma na medida que a resolução for passando, ficará mais claro para tirar suas dúvidas.
Técnicas
Existem diversas técnicas de memorização que podem ajudar a melhorar o seu desempenho nos estudos para concursos. Aqui estão algumas das melhores técnicas de memorização que você pode experimentar:
- Caminhe antes de estudar: Pesquisas mostram que o exercício físico pode aumentar a memória e o poder do cérebro. Cerca de 20 minutos de exercício antes de um estudo podem melhorar o desempenho 1.
- Fale alto em vez de simplesmente ler: Falar em voz alta ajuda a reter informações com mais facilidade. Quando você lê em voz alta, está usando dois sentidos: visão e audição. Isso ajuda a reter informações com mais facilidade 1.
- Recompense-se com um pequeno prêmio: Estabeleça metas e recompense-se quando alcançá-las. Isso ajuda a manter a motivação e a reter informações com mais facilidade 2.
- Ensine o que você aprendeu: Ensinar o que você aprendeu para outra pessoa é uma ótima maneira de reter informações. Isso ajuda a consolidar o conhecimento e a identificar lacunas no seu próprio entendimento 2.(Valiosa)
- Crie associações mentais: Associe informações novas a informações que você já conhece. Isso ajuda a reter informações com mais facilidade 1.
- Desenhe diagramas: Desenhar diagramas ajuda a visualizar informações complexas e a reter informações com mais facilidade 2.
- Utilize a fonte Times New Roman: A fonte Times New Roman é a mais rápida para ler e ajuda a reter informações com mais facilidade 2.
- Faça pausas regulares nos estudos: Estudos mostram que fazer pausas regulares nos estudos ajuda a reter informações com mais facilidade. Tente estudar por 25 minutos e fazer uma pausa de 5 minutos. Repita esse ciclo algumas vezes 3.
Espero que essas dicas ajudem você a melhorar a sua memória e a reter informações com mais facilidade. Boa sorte nos seus estudos!