Como viver a vontade de Deus em meio às dificuldades?
Romanos 12:12 diz:
“Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração”.
Esse versículo resume três atitudes que devemos ter como cristãos para viver a vontade de Deus em nossas vidas. Vamos ver cada uma delas:
Alegrem-se na esperança
A esperança é a certeza de que Deus tem um plano para nós, de que Ele nos ama e nos guarda, de que Ele é fiel e cumpre as suas promessas (Saber disso, nos dá esperança). Devemos não apenas ter esperança, mas, nos alegrar com essa esperança.
Ela nos faz olhar para o futuro com confiança e otimismo, sabendo que Deus está no controle de tudo.
A esperança nos faz alegres, pois nos lembra que temos um tesouro no céu, que nada pode nos separar do amor de Deus, que Ele nos dá força e graça para enfrentar os desafios da vida.
Tenha esperança, pois ela nos faz gratos, lembre-se que tudo o que temos vem de Deus, que Ele nos abençoa e nos supre, Ele nos dá dons e talentos para servir e glorificar o seu nome.
Ter esperança nos faz louvar, pois exaltamos a Deus por quem Ele é, por tudo o que Ele fez, faz e continuará fazendo.
Sejam pacientes na tribulação
A tribulação é a situação de sofrimento, angústia, aflição, perseguição, provação, que enfrentamos neste mundo.
Essa situação é inevitável, pois vivemos em um mundo caído, cheio de pecado, maldade, injustiça, violência…
Muitas vezes Deus permite passarmos por atribulação, pois Ele tem um propósito para ela, que é nos purificar, fortalecer, ensinar, moldar, conforme a vontade e os propósitos dEle.
Lembre-se, caso você esteja passando por esse momento, ele é temporário, mesmo que você não entenda o motivo.
Particularmente, lembro da história de Jó, quando tomamos a posição de leitor não conseguimos imaginar o real sofrimento que ele passou.
Mas quando a tribulação é com a gente, até mesmo os menores dos problemas, parecem gigantescos. Porém Jó nos deixou o exemplo de que é possível vencer.
Portanto, temos que ter paciência, apesar das dificuldades.
A tribulação é suportável, pois não é maior do que a graça de Deus, que nos sustenta.
Acredite, momentos como esses é vencível, pois temos a vitória em Cristo, que já derrotou o pecado, a morte e o diabo, que nos dá o seu Espírito.
Perseverem na oração
A oração é a comunicação com Deus, é o falar e o ouvir, é o pedir e o receber, é o agradecer e o louvar, é o confessar e o perdoar, é o buscar e o encontrar.
Ganhamos esse privilégio que é orar, pois temos acesso livre e direto a Deus, tendo o próprio Cristo como intercessor.
A oração é um dever para todos os que creem, pois devemos obedecer ao mandamento de Deus, que nos ordena a orar sem cessar, em todo o tempo, em todo o lugar. Pratique a oração.
Ela é um recurso valioso, muitas vezes o único recurso que teremos, pois temos à disposição de Deus, que é o nosso socorro e o nosso refúgio.
Para orar não precisamos de palavras bonitas, temos um interprete que leva para Deus tudo aquilo que não conseguimos falar que é o Espirito Santo.
Ore, onde você estiver agora, pode ser em pensamento, uma simples conversa:
Deus, meu Senhor e Pai, sei que tens o melhor pra mim, mesmo sem entender. Muito obrigado por cuidar dos meus anseios, por ter chegado até aqui. Não é fácil, continua comigo, dai-me sabedoria para que eu possa seguir conforme a tua vontade. Peço em nome de Jesus, amém!
Exercício para o dia
Hoje, pratique essas três atitudes em sua vida: alegre-se na esperança, seja paciente na tribulação, persevere na oração.
Lembre-se de que Deus está com você, Ele tem um plano para você, Ele quer o seu bem e Ele vai te honrar. Não se deixe abater pelas circunstâncias.