Devocional: Isaias 43:18-19
“ Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço uma coisa nova; agora está saindo a luz; por ventura não percebeis? Eis que porei um caminho no deserto e rios no ermo”.
Lembre-se: Seguir em frente, é necessário!
Lendo essa passagem eu refleti que independe de quanto tempo estamos trilhando um caminho, precisamos sempre estar alertas e vigilantes.
Em 2 Coríntios 12:7 Paulo discorre sobre o “espinho na carne” e trazendo essa citação para realidade atual, um dos aspectos que podemos avaliar são as nossas batalhas, sejam elas internas ou externas, físicas ou psicológicas.
Focando mais no campo psicológico, este ‘’espinho na carne’’ pode se tratar de sentimentos, muitas vezes de culpa, que são acionados pelas lembranças do nosso passado. Lembranças de atitudes erradas que tivemos ou que tiveram com agente.
Hoje vamos focar nas nossas atitudes, cometemos muitos erros ao longo da vida, por motivos diversos e as vezes temos dificuldades de lidar com esses erros.
A bíblia nos traz uma variedade de exemplos de pessoas que erraram e a maior lição sempre está na forma como essas pessoas lidaram com isso e seguiram em frente.
O problema não está em cair, a grande questão é o porquê caímos e o que vamos fazer após ter caído. Dito isso não estou tirando nossa auto responsabilidade sobre tudo que fazemos mas, um erro não é um ponto final!
Avaliando essa perspectiva, se faz necessário refletirmos sobre algumas coisas:
- Quanto tempo do seu dia você gasta pensando no seu passado?
- Você já cometeu erros os quais sempre voltam a sua lembrança?
- Você tem facilidade de perdoar outras pessoas? Se sim, você tem a mesma facilidade para se perdoar pelos seus erros?
Acredito que ao responder esses questionamentos a si mesmo, você terá maior clareza e discernimento para conduzir atitudes e pensamentos de forma mais assertiva.
Portanto, devemos lembrar sempre que o autoconhecimento é uma peça fundamental em nosso processo de evolução enquanto seres humanos.
Veja, em Lucas 15:4-7 Jesus propôs a parábola da ovelha perdida, onde no versículo 7 ele afirma ‘’ Digo-vos que assim haverá maior alegria no céu por 1 pecador que se arrepende, do que 99 justos que não precisam de arrependimento’’. Aqui Jesus revela o caráter de Deus e a vontade dele para nossas vidas.
Ou seja, Deus não te perdoou para você ficar remoendo a culpa nem ser escravo do seu passado, ele te perdoou para que você possa ser livre e possa trilhar uma nova jornada, nem que para isso ele precise abrir caminhos no deserto e rios no ermo.
Por fim, que hoje nós possamos deixar o passado onde ele tem que estar, no passado!
Que possamos nos perdoar dos nossos erros, que Deus nos direcione nessas batalhas internas que travamos em busca de sermos versões melhores de nos mesmos, sempre cientes das nossas fraquezas, limitações e da necessidade de estar próximos de Deus pois, sem ele nada somos.
Ótimo conteúdo! Gostei muito ! Parabéns!
Agradecemos o feedback, vamos seguir compartilhando os conteúdos da melhor forma possível.
Deus lhe proteja irmão 🙏🏻
Ótima reflexão, parabéns! 👏🏽🙏🏽